Farid, do Afeganistão para Portugal

Tivemos a sorte de nos cruzar no caminho do Farid e queremos partilhar com vocês a sua história.

Farid Walizadeh fugiu do Afeganistão com 9 anos de idade. Foi um programa de apoio aos refugiados que o trouxe a Portugal mas, ainda criança, teve de percorrer um duro e longo caminho desde a sua aldeia no Norte do Afeganistão até cá. Andou 6 mil kms a pé, passou fome e viu muita gente morrer pelo caminho.

  O boxe, modalidade que pratica com regularidade, é o escape para as suas memórias de dor e sofrimento. Treina com o nosso Paulo Seco, em Alcantâra e já se sagrou Campeão Nacional.

Farid recebeu em 2013 no Dia Mundial dos Direitos Humanos, a medalha de ouro comemorativa do 50º aniversário da declaração Universal dos Direitos Humanos, atribuída pela Assembleia da República. O júri decidiu atribuir-lhe esta medalha por entender que, apesar de todas as agruras pelas quais passou e das dificuldades de adaptação a um país completamente novo, Farid “revelou-se um jovem de convicções, investiu no boxe e chegou a campeão”.

É uma pessoa com uma humildade incrível, cheio de garra e está muito focado no seu sonho de chegar aos Jogos Olímpicos. Está muito bem acompanhado pelo Paulo Seco e toda a sua equipa e é um grande orgulho para nós podermos ajudar de alguma forma.

Vejam o vídeo abaixo, emitido na SIC Noticias e conheçam melhor toda a história.

Deixe um comentário